sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Hospital Tarcísio Maia realiza segunda captação de coração do ano


O Hospital Regional Tarcísio Maia, por meio da Comissão Intra Hospitalar para Transplante de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), realizou a quarta captação de órgãos de 2023, a primeira do mês de fevereiro. Foram três órgãos doados neste último procedimento. Esta foi a segunda captação de coração do ano no município.

O primeiro transplante de coração deste ano foi realizado em 19 de janeiro passado. Nesta última etapa, foram captados, além do coração, rins e córneas. Todos eles foram para Natal. Os órgãos foram de um homem de 20 anos. A terceira captação ocorreu no último dia 25 de janeiro. Esta captação ocorreu menos de uma semana depois da primeira e da segunda (captação dupla), nas quais foram retirados 11 órgãos, de dois doadores.

Desde 2016, o Hospital Tarcísio Maia registrou mais de 40 captações de órgãos. Dependendo da compatibilidade, um doador pode beneficiar até seis receptores, mas que nem sempre se capta todos os órgãos e só é retirado um órgão quando tem receptor compatível.

O Hospital Regional Tarcísio Maia desenvolve o trabalho de doação de órgãos por meio da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, composta por uma equipe multidisciplinar, que foi reconstituída no Hospital em julho de 2016. A equipe realiza a busca ativa dos pacientes graves, com diagnóstico de AVC, TCE e outras situações que evoluam para coma.

Via Defato