quinta-feira, 14 de abril de 2022

Servidores do Detran realizarão parada de advertência por concurso público

 


A realização de um concurso público com a finalidade de suprir as necessidades do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) é uma solicitação antiga dos trabalhadores e trabalhadoras do órgão. Para cobrar maior celeridade por parte da Autarquia, os trabalhadores resolveram paralisar suas atividades por 24h.

A paralisação ocorrerá na próxima quarta-feira, 20, e atingirá todas as sedes do órgão no estado, inclusive a 1ª Circunscrição Regional de Trânsito (1ª Ciretran), em Mossoró. Essa paralisação foi articulada pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN (Sinai/RN), que representa a categoria, e ocorre na véspera do feriado de Tiradentes.

No dia da parada de advertência, o Sinai/RN informa que os atendimentos ao público em todas as unidades do órgão estarão suspensos e os servidores vão realizar um ato público em frente à Governadoria, no Centro Administrativo, em Natal, a partir das 8 horas. Os trabalhadores e trabalhadoras que não puderem se dirigir até a capital do estado, deverão realizar os atos públicos nas sedes locais.

De acordo com os trabalhadores do Detran, o atual quadro funcional da Autarquia é insuficiente para atender a demanda. A preocupação da categoria é com o fato de o órgão realizar contratações de funcionários para suprir a demanda de forma temporária, com custos de mais de R$ 2 milhões aos cofres públicos por um período de 12 meses. De acordo com a categoria, esse recurso poderia ser destinado para o pagamento de pendências e contratações de servidores por meio de concurso público.