quarta-feira, 27 de abril de 2022

Hospital do RN realiza primeira cirurgia de enxerto ósseo em paciente fissurado

 


O Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, em parceria com o Centro de Reabilitação Infantil e Adulto (CRI/CRA), realizou, sua primeira cirurgia de enxerto ósseo alveolar em criança portadora de fissura labiopalatina. O procedimento, realizado na última quarta-feira (20), possibilita o crescimento e posicionamento correto dos dentes, para que o paciente tenha uma dentição normal no futuro.

“O benefício dessa cirurgia é a reconstrução de um alvéolo dentário, com a finalidade de corrigir a fissura, para posteriormente o paciente conseguir reabilitar por meio de prótese ou implante dentário. Outro benefício desse procedimento é fechar a comunicação bucosinusal, causada pela fissura, o que pode acarretar quadros de sinusite”, explica Diogo Luiz, cirurgião dentista especialista em cirurgia bucomaxilofacial, que integra a equipe de profissionais do CRI/CRA.

A criança que recebeu a cirurgia tem 10 anos de idade e se encontra em tratamento multidisciplinar CRI/CRA, por meio do Núcleo de Atendimento Interdisciplinar aos Fissurados (NAIF). O NAIF realiza o acolhimento do paciente desde recém-nascido até a fase adulta, bem como de seus familiares, cuidando da parte ambulatorial do tratamento, por meio de uma equipe composta por fonoaudiólogo, geneticista, enfermeiro, otorrinolaringologista, psicólogo, assistente social, nutricionista, fisioterapeuta, psicopedagogo, ortodontista e as demais especialidades de reabilitação.


Via Defato