domingo, 7 de março de 2021

Chuvas em fevereiro ficaram 25% abaixo do esperado

 

As chuvas no mês de fevereiro de 2021, no Rio Grande do Norte, ficaram abaixo da média esperada, como em janeiro, é o que aponta a análise da unidade Instrumental de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte- EMPARN. A média registrada no estado foi de 68,5 milímetros (mm), enquanto que a esperada era de 92,2mm, representando um déficit de 25,8%.

Esse cenário se deu devido ao esfriamento acima do normal da temperatura das águas superficiais do Oceano Atlântico Sul que contribuiu para manter o vento sudeste acima do normal, na primeira quinzena do mês. “O indicativo de que as chuvas do período chuvoso começariam entre meados de fevereiro e início de março vem se confirmando.  Na segunda quinzena do mês, o interior do Estado começou a registrar bons índices pluviométricos, primeiramente na Região do Alto Oeste e posteriormente se espalhando para todas as regiões”, disse o chefe da Unidade, o meteorologista, Gilmar Bristot.

Reunião Climática

No final de fevereiro, ocorreu a divulgação do resultado da análise climática para o Rio Grande do Norte para o período de março a maio de 2021. A previsão  para o período é de volumes  de 533,8 milímetros(mm) no Leste; 479,2 mm no Oeste; 376,9mm, na região Central; 342,2 mm no Agreste.