quarta-feira, 31 de março de 2021

Campeonato estadual poderá ser retomado

 


O diálogo entre o Ministério Público, Governo do Estado e a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) para o retorno do futebol está avançado. Nesta segunda-feira, 29, o promotor Luiz Eduardo Marinho, que vem mediando as conversas, informou sobre uma Nota Técnica que está sendo definida pelo Governo e outras providências para garantir o retorno do futebol.

O Campeonato Estadual começou no dia 24 de fevereiro e teve realização de 15 partidas referentes à 1ª fase do 1º turno. Até então, o América liderava a competição com 10 pontos em quatro jogos.

Foi paralisado no dia 19 em decreto assinado pelo Governo, com validade até o dia 2, sob justificativa de que o futebol está inserido nas atividades não essenciais. O documento visa combater o avanço da pandemia de Covid-19 no Estado.

Cinco dias depois, o Governo liberou uma Nota Técnica abrindo exceção para ABC e América realizarem seus treinos por estarem envolvidos em competições nacionais. O ato revoltou a Federação e os outros times, que acabaram decidindo pelo cancelamento da competição. A repercussão foi negativa e, desde então, há uma negociação, mediada pelo Ministério Público, para retomada do futebol que, segundo a Federação e dirigentes de equipes, é um segmento seguro e sem risco de transmissão do vírus.