domingo, 18 de outubro de 2020

Opinião é Tudo: Por Eci Júnior

 


Os analistas políticos

No “Opinião é tudo” passado, falei sobre os “justificadores do voto alheio”. Agora, vou falar de outra classe extremamente comum neste período eleitoral, conhecidos como: os analistas políticos.

Politica do interior é assim, todo mundo se torna especialista em política em véspera de eleição, principalmente se a eleição for municipal. São análises de todo tipo, umas até interessantes e outras sem um pingo de noção.

O que marca mais nestas análises é quem vai analisar. O “analisador” geralmente só fala positivamente do “seu lado”, do seu candidato. Ou seja, são explicações totalmente parciais.

São personagens interessantes e muitas vezes engraçadas que dão aquela particularidade à política do interior. Paixões, partidarismo e ânimos afloram com força o que deixa tudo mais interessante. Só quem vive/viveu época de eleição no interior sabe do que estou falando.

Hipocrisia

Uma coisa que eu já imaginava era a utilização da pandemia para fazer politicagem.

A eleição foi liberada e teremos votação em meio a uma pandemia. De quem é a culpa? Ninguém poderia imaginar que numa eleição municipal seria difícil segurar o povo dentro de casa?

Há poucos dias, falei sobre as aglomerações que estavam havendo no município com festas e bares por todos os lados.

É aí onde entra a hipocrisia que quero falar. As mesmas pessoas que fazem eventos, participam de farras, festas e aniversários, abrem bar e geram aglomerações são as mesmas pessoas que criticam uma carreata ou evento político.

Ou você é contra aglomeração ou não é. Não fica legal criticar uma coisa que você mesmo faz só por causa do lado político.

Aglomeração pra você pode, pro outro não?

Por mim, nem eleição teria neste ano. Mas se as autoridades acham seguro, quem sou eu, leigo, para discordar? Tudo isso que está acontecendo era totalmente previsível. Se com o “lockdown” o povo já não ficava em casa, imagina em época de campanha política e ainda mais liberada pelos órgãos superiores?

Quer criticar? Critique. Mas seja, pelo menos, coerente.

Eleições Municipais - pesquisas

As pesquisas já começaram a aparecer. Até o momento saíram duas pesquisas sobre a eleição aqui em Apodi. Nas duas, o candidato da situação, Alan Silveira (MDB), abre boa vantagem para os outros dois, Agnaldo Fernandes (PT) e Berinho Dias (PSL).

Não quero falar aqui sobre os números. Quero falar sobre a questão das pesquisas e os comentários que giram em torno delas.

O que acho mais interessante é alguns descredenciarem as pesquisas sem embasamento algum.

O instituto que é responsável por uma pesquisa é composto por vários profissionais capacitados, estudiosos e pessoas que se comprometem a relatar a verdade sob pena de responder a um crime, além, é claro, de uma imagem e credibilidade a zelar. Tirar a credibilidade de um instituto só porque seu candidato não foi bem, não é legal. Tática antiga, desleal e criminosa.

Deixar transparecer que a pesquisa foi manipulada por certo candidato é de uma pequenez e de um desconhecimento que beira o absurdo. Como se qualquer pessoa ou órgão pudesse sair por ai fazendo pesquisas e vendendo resultado por todo lado.

Sempre parto da premissa de confiabilidade do instituto até que me provem o contrário. Se eu não tenho provas que a pesquisa foi alterada, então aceito os números. Não devemos agir por “achismos” só porque os números não foram bons pra mim.

Vamos com calma, pessoal. Uma pessoa séria coloca os números na mesa e trabalha em cima deles. Não adianta fugir da realidade e levar os seguidores juntos. Fica mais fácil trabalhar quando todos buscam um único objetivo. Quando começam a haver distorção dos fatos, os caminhos mudam e alguns se perdem nele.

Quer se desfazer de uma pesquisa? Prove que os números foram adulterados e denuncie. É simples. Desacreditar um instituto e os seus números sem prova alguma, repito, é leviano.

Opinião é diferente de notícia

É até redundante falar, mas é bom relembrar: Notícia é bem diferente de opinião.

São diferentes gêneros textuais. A notícia pauta-se por relatar fatos, acontecimentos do cotidiano. Já o texto de opinião expressa sempre à ótica de quem está escrevendo.

Portanto, não confundam: noticiar é uma coisa, opinar é outra.

Estou falando isso porque quero que fique claro que está coluna é minha opinião. Você pode discordar dela na hora que quiser, fique à vontade.

Sempre é bom ficar lembrando, porque tem umas pessoas aí que não querem ver a opinião dos outros. Querem ver os outros com as mesmas opiniões deles.

Sugestões e críticas.

Aqui estão os meus meios de comunicação. Aceito sugestões, opiniões e críticas. Fiquem à vontade:

E-mail: ecijunior@hotmail.com

Facebook: facebook.com/ecijunior

Twitter: twitter.com/ecijunior

Instagram: Instagram.com/eci_junior

 

Até a próxima.