quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Portaria da 45a Zona Define Calendário de eventos em Felipe Guerra, Itaú, Severiano Melo e Rodolfo Fernandes

 

Juiz da 45a. Zona expediu a Portaria n. 03/2020, agendando para dia 30/09/2020, quarta-feira próxima, reunião com os representantes dos partidos e coligações que disputarão o pleito nos municípios que compõem a sua circunscrição eleitoral.

 Nessa reunião será realizado sorteio que definirá as datas dos eventos de campanha nos municípios de Felipe Guerra, Itaú, Rodolfo Fernandes e Severiano Melo, inclusive as famosas vigílias.

 A portaria reproduz alguns dispositivos previstos na norma eleitoral, como os que tratam da possibilidade, com datas e horários adequados para realização de passeatas, carreatas e comícios.

 De acordo com o Chefe de Cartório da 35a. Zona, Thiago Capistrano, ainda não há previsão de se, em Apodi, haverá a expedição de Portaria nesse sentido. Segundo ele explicou, ainda não se tem os nomes dos representantes dos partidos/coligações oficializados em  registros de candidatura, para formalizar um contato nesse sentido. Ainda, explicou que a portaria da 45a. Zona busca solucionar problemas que já têm havido em alguns dos municípios que a compõe, com agendamentos de  eventos, inclusive com datas coincidentes, o que repercute em risco a segurança pública, devido ao clima de animosidade entre os correligionários de concorrentes ao pleito deste ano.

 De acordo com  Thiago Capistrano, em Apodi, não há notícias de eventos marcados para o período inicial de campanha. Ele alerta ainda que a crise de saúde ocasionada pelo surto de Covid-19 não passou e que, como se sabe, há riscos em eventos como carreatas, passeatas e comícios, em razão da aglomeração de pessoas. E que Apodi, como se sabe, eventos desse tipo são verdadeiras festas e arrastam milhares de pessoas. Portanto, os riscos são proporcionais.

 Dia 26 próximo é o último dia os partidos e coligações apresentarem os registros de candidaturas em todo o país. E no dia seguinte, 27 (Domingo), estarão oficialmente iniciadas as campanhas eleitorais, com todos os direitos, deveres e penalidades previstas na legislação eleitoral.