domingo, 30 de agosto de 2020

Rio Grande do Norte cria programa para distribuição de recursos no combate à Covid-19

 

O Brasil está desenvolvendo um sistema que vai poder selecionar e direcionar recursos de forma remota e inteligente para ampliar o controle sobre os investimentos de combate à Covid-19. É o Sistema Especialista Multicamadas para Triagem Classificatória e Alocação Inteligente (SEMcTrA), um projeto em desenvolvimento pelas Universidades Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).


Além de estratégias para a coleta de informações e a formação de uma base de dados para consulta de armazenamento de resultados, o SEMcTrA propõe desenvolver um módulo para telessaúde, permitindo a comunicação remota, organização de tomadas de decisão e, ainda, apoio à alocação de recursos para controle da Covid-19 no sistema público de saúde.

Isso significa fazer uma triagem, em diferentes níveis, para ajudar pacientes, profissionais de saúde e gestores públicos no tratamento da doença, inclusive auxiliando na troca de informações entre unidades de saúde, municípios e estados em relação ao insumos e recursos disponíveis, facilitando a interlocução e gerenciamento desses recursos.

Fonte Agência do Rádio