sexta-feira, 21 de agosto de 2020

OPINIÃO É TUDO: Por Eci Júnior

 

Coluna escrita semanalmente pelo professor Eci Júnior

O Estupro de vulnerável e o aborto.

Vamos dar uma olhada no código penal:

“Art. 128...

...Aborto necessário

I - se não há outro meio de salvar a vida da gestante;

Aborto no caso de gravidez resultante de estupro

II - se a gravidez resulta de estupro e o aborto é precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal.”

Resolvi postar a lei porque, ultimamente, ando sem saco pra discutir, principalmente em redes sociais, com pessoas que não conhecem a lei e não têm um pingo de sensibilidade e empatia.

No caso da criança de Pernambuco, de 10 anos que foi engravidada através de ESTUPRO pelo tio, o que vejo são diversas opiniões sem “pé nem cabeça” e julgamentos desnecessários sobre a criança, a família e a decisão de abortar que eles tomaram.

Eu compreendo demais e entendo a família. Nesta situação, apoio demais qualquer decisão tomada. Se a família quisesse manter a gravidez, mesmo sendo de alto risco, eu apoiaria. Do mesmo jeito que entendo a decisão de abortar. São eles que estão passando por um momento tão delicado. Não desejo a ninguém passar pelo o que essa família e essa garota estão passando. Não cabe a minha pessoa fazer julgamentos, apenas entender.

Enfim, quero apenas dizer que o culpado de tudo isso é somente o estuprador. Ele quem provocou toda essa situação. É ele o culpado pelo aborto e pelas sequelas que a criança violentada vai passar pelo resto da vida e que ele PAGUE por tudo isso. É ele, não ELA.

Não custa nada ter empatia. É grátis.

CAERN X COSERN.

A nossa cidade passou uns dias sem água na rede da CAERN por causa de um vazamento na adutora que abastece a cidade. Devido a esse problema, muitos usuários ficaram sem água e logo apareceram reclamações nas redes sociais e junto com elas sempre vem à tona uma possível privatização da empresa, como se fosse a única solução plausível.

Então, vamos lá. Deixa-me explicar uma coisa. Diferente da COSERN, que trabalha com energia (óbvio), a CAERN trabalha com água (desculpa, mas eu preciso desenhar). O trabalho com água e encanação é totalmente diferente do trabalho com fio e energia. Quando, um dia, falta energia, o conserto, geralmente, é mais rápido por há uma lógica nisso. Quando troca um fio por outro ou quando faz a manutenção da rede, assim que religa a energia, imediatamente chega eletricidade na sua casa. É como um passe de mágica. Na ÁGUA, isso é diferente.

Quando há um vazamento numa adutora (principal cano que liga os poços à rede de canos da cidade) o problema é bem mais complicado de se resolver. Primeiro, para realizar o reparo, é necessário SECAR a rede e isso requer tempo. Depois de seco realizar o reparo (que também requer tempo). Depois do todo o procedimento feito, agora, por último é religado a bomba. Ao contrário da energia, A ÁGUA não vai chegar IMEDIATAMENTE na sua casa. Ela precisa percorrer, de novo, toda a rede de cano e ir enchendo por onde passa. Dependendo de onde você mora pode demorar mais de dia para chegar água até você, porque a distribuição é feita por região e não toda de uma vez. Entenderam porque, muitas vezes, demora a cair agua na sua casa quando há esse tipo de problema?

Pode privatizar o “escambau” que, se um dia, der problema numa adutora, vai demorar. E quando isso acontecer vão reclamar a quem?

“Ah... Mas quando privatizar eles vão investir e trocar toda a rede”.

Tudo bem. Mas um dia essa rede vai dar problema também, ou vocês acham que essa rede já nasceu velha e com problemas?

Ou vocês também acham que a empresa que ficará administrando a CAERN vai trocar todo ano o cano da adutora como isso fosse a coisa mais simples do mundo?

Eu só desejo mesmo é que vocês acompanhem de perto o trabalho dos funcionários da CAERN. Quando há um problema desses, eles passam dias tentando resolver. São 24 horas trabalhando no local, inclusive em fins de semana. É um esforço que não é reconhecido (tá certo, é o trabalho deles, mas reconhecer um esforço não dói) e, o pior, com a população pedindo privatização e possivelmente o seu desemprego.

Pensem mais. Não precisam seguir o bando, pensem fora da caixinha. Situem-se e procurem conhecer mais antes de ficar dando pitaco sem lógica em rede social.

E o vice nada.

A oposição de Apodi ainda não apresentou vice da chapa, encabeçada pelo agricultor e sindicalista Agnaldo Fernandes, que irá concorrer às eleições deste ano.

Não precisa ser expert em política para perceber que quanto mais tempo demora, pior é.

A busca por apoios já começou e decidir o quanto antes o vice dará mais credibilidade e confiança ao projeto.

Quem vai apoiar um projeto sem chapa formada? É um tiro no escuro.

Parece que a oposição anda mais perdida que juá em boca de banguelo.

Então... Vamos aguardar.

Aglomerações.

A vacina chegou? Nosso sistema de saúde já está perfeito? Ou é apenas o povo sem noção que vai se aglomerar apenas por diversão?

Vídeos e mais vídeos rolando na internet de festas e bares cheios, com as pessoas sem a proteção mais básica: a máscara.

Na maioria das vezes são jovens que acham que o mundo está na mais perfeita harmonia.

Hoje, a saúde pública deu uma melhora e temos, ainda, leitos de UTI disponíveis e números de casos caindo, mas isso não significa que a pandemia acabou.

Ou continuamos mantendo o foco ou teremos outro surto.

Sem contar com a falta de respeito desse povo com quem está doente e com quem perdeu familiares para uma doença tão devastadora.

Vamos com calma pessoal.

Sugestões e críticas.

Aqui estão os meus meios de comunicação. Aceito sugestões, opiniões e críticas. Fiquem à vontade:

E-mail: ecijunior@hotmail.com

Twitter: twitter.com/ecijunior

Instagram: Instagram.com/eci_junior

 Até a próxima.