segunda-feira, 27 de julho de 2020

JUSTA HOMENAGEM: Rua do bairro Garilândia levará nome do ex-vereador Titico Targino

Ex-vereador Titico Targino

Foi publicada no Diário Oficial dos Municípios do RN(FEMURN), edição 2.322 desta segunda-feira 27/07, a lei municipal nº 1.629, de 24 de julho de 2020, sancionada pelo prefeito de Apodi, o Sr. Alan Silveira, que denominou uma Rua no Bairro Garilândia com o nome do ex-vereador apodiense  Francisco Valdevino Sobrinho - "Titico Targino". A homenagem surgiu através do PLL nº. 0575/2020, de autoria do vereador Charton Rêgo.

Sobre o homenageado:

FRANCISCO VALDEVINO SOBRINHO mais conhecido por Titico Targino, nasceu no Sítio Baixa Fechada, zona rural do município de Apodi/RN, em 17 de abril de 1940, filho legítimo de Elizio Valdivino de Oliveira e Raimunda Martinha de Oliveira, porém foi criado pelo casal João Targino da Costa e Maria Costa . Com 04 dias de nascido passou a residir no Distrito de Soledade, neste município.

Em 22 de outubro de 1960, Titico Targino casou-se com a senhora Maria Lucina Valdevino. Dessa união tiveram uma prole de 10 filhos: Antônia Marta S. Valdevino, João Ribamar da costa, Julimar Valdevino da Costa, Francisco Gilberto da Costa, Maria Aparecida Valdevino, Gilvan Valdevino da Costa, Antônio Geovan da Costa, José de Arimatéia Valdevino, e os gêmeos Alexes Geolekes Valevino e Alexsandra Andrea Valdevino.

Ao longo de sua trajetória de vida trabalhou como agricultor, mecânico e também deixou sua história marcada na vida política do município. Em 1992 entrou para a vida pública ao se eleger vereador na cidade de Apodi, pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro - PMDB, obtendo 417 votos, conquistando o sétimo lugar das 12 cadeiras reservadas ao legislativo da época. Representando principalmente o Distrito de Soledade, localidade onde viveu a maior parte de sua vida, Titico tomou posse em 01º de janeiro de 1993 e concluiu seu mandato de vereador em 31 de dezembro de 1996. Ele chegou disputou a reeleição no pleito de outubro de 1996, mas acabou ficando com a suplência, pelo PMDB, conquistando 647 sufrágios. Titico Targino faleceu em 13 de fevereiro de 2020(uma quinta-feira), aos 79 anos de idade.


Fonte: Fatos de Apodi